segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Duerme Duerme "negrita"

Admito não conhece-la muito bem, mas o pouco que conheço me agrada em muito, mesmo não sendo meu genero musical, hoje presto minha homenagem a essa grande "voz" que nos deixa para continuar seus "concertos" em outro local!

No belo dia de domingo (aqui pros gaúchos ao menos) Mercedes Sosa, uma grande cantora, uma das vozes, se não a voz mais "forte e marcante" da América Latina vem a falecer. Nascida em "San Miguel de Tucumán" no nordeste Argentino no ano de 1935. Por volta de seus quinze anos ela "começa" sua carreira artistica na música, pois venceu uma competição de canto, montada por uma rádio local onde ganhou um contrato de 2 meses para cantar nela.
Mercedes foi considerada a "porta-voz" dos "sem voz", guerreira e reconhecida mundialmente, gravou junto com cantores da nossa MPB como Milton Nascimento, Chico Buarque e Caetano Veloso, assim como Luciano Pavarotti, Joan Baez e outros "figurões" da música mundial, gravou 48 CDs, filmou 12 filmes(1 como atriz, 9 como ela mesma e 2 documentarios), participou da trilha sonora de 2 episodios de séries e 2 filmes. Exilada de seu país em 1979, se refugiou em Paris, logo após em Madri. Sosa era conhecida como ativista de esquerda.
O obituário de Sosa no jornal londrino "The Daily Telegraph" afirmou que ela foi "uma intérprete incomparável de obras de seu compatriota, o argentino Atahualpa Yupanqui, e da chilena Violeta Parra"
Ontem nos despedimos dessa Magnífica cantora onde a idade não importava a ela, pois a cantora havia trabalhado intensamente até poucas semanas antes de sua morte, faleceu aos 74 anos na "Clinica de la Trinidad" em Buenos Aires.
"Duerme Duerme Negrita", pois essa é a sua hora de descansar.


Mercedes Sosa
*09/06/1935 +04/10/2009

logo abaixo deixo 3 videos de músicas das quais considero sua própria homenagem:

"Afonsina y el Mar"



"Como um Pájaro Libre"


"Duerme Negrito"
(deixo esse video como trocadilho com o apelido dela ("la negra") que foi posto pelos fãs)



Abraços e beijos a todos.
Asakura Netto


referências:
*http://pt.wikipedia.org/wiki/Mercedes_Sosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário